Servidores das DIAF's participam de treinamento. 06/10/2017 - 14:10

A ESPEN promoveu, nos dias 02 e 03 de outubro, o Curso de Gestão de Recursos Financeiros e Procedimentos Administrativos, voltado a todas as chefias da Divisão Administrativo Financeira - DIAF, das unidades penais do Paraná.
Com o objetivo de oferecer a essas chefias conhecimento e ferramentas que possibilitem a correta e eficaz aplicação dos recursos financeiros de acordo com os procedimentos definidos pela administração do DEPEN, o curso apresentou o Programa de Gestão de Recursos Financeiros - GRF e a prestação de contas informatizada e revisão do Fundo Rotativo, bem como a atualização dos procedimentos administrativos e financeiros.
O treinamento foi dividido em dois momentos, sendo que no dia 02/10, exclusivamente para os servidores do interior, o foco foi o programa GRF, através da instrução da Cap. Gisele Bet Donadello e do Major André Kowalczykowski.
Já para o dia 03/10, para todos os servidores da capital e interior, estiveram envolvidos no treinamento a chefia do GAP, Alysson de Oliveira, do Grupo Auxiliar Financeiro - GAF, Vitor Eduardo Lobo e Silva, do Grupo Auxiliar Administrativo - GAA, Edgar Banhos e pela Assessoria de Projetos, Rodnei Santos de Oliveira. Os servidores da capital voltam à sala de aula no dia 10/10, para o treinamento do programa GRF.
Para o diretor da ESPEN, Edevaldo Miguel Costacurta, esse treinamento foi mais um passo na qualificação de nossos servidores nas áreas organizacionais do DEPEN. No começo do ano foi feito um workshop para servidores da área de Recursos Humanos. Em seguida, foi a vez das equipes de recebimento de alimentos, com o treinamento ministrado pelo setor de Nutrição do DEPEN e agora foi focamos nos servidores da área administrativa e financeira. Dessa forma fortalecemos a administração do DEPEN qualificando servidores em áreas críticas e que mostrarão resultados ainda mais positivos a partir de agora. "Isso fortalece o compromisso da ESPEN em preocupar-se não só com a questão da segurança, mas de todas as áreas de atuação do DEPEN", disse Edevaldo.
Dentre os temas abordados nos dois dias, os servidores foram atualizados em questões como a revisão do Fundo Rotativo, o Programa de Gestão de Recursos Financeiros - GRF e as normativas para operacionalização de recursos financeiros no âmbito do DEPEN/PR, o Levantamento dos equipamentos e dos materiais permanentes, orçamento DEPEN, CMP e FUPEN, a viabilidade técnica projetos, os sistemas INFOPEN e SISDEPEN, dentre outros.
Também foi realizada uma visita à Casa de Custódia de Curitiba - CCC, a fim de conhecer a unidade e como o uso eficaz do fundo rotativo pode trazer inúmeros benefícios à organização como um todo.
Também foi uma oportunidade de troca de experiências entre servidores. Segundo a servidora Marilene Aparecida Garcia de Almeida, da Penitenciária Estadual de Maringá - PEM, disse que foi uma "...oportunidade da troca de informações, reciclagem, conhecimento que vamos levar para o interior. Gostei muito de conhecer o DEPEN e conseguir identificar a voz com um imagem, pois falamos tanto por telefone. Foi um curso muito produtivo".