I Curso de Formação da Polícia Penal do Paraná consolida Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário no cenário formativo das forças de segurança 18/02/2025 - 13:30

Com um mês de aulas, o I Curso de Formação da Polícia Penal do Paraná comprova mais uma vez a capacidade técnica e pedagógica da ESPEN na formação de profissionais da segurança pública.
A formação oferecida pela ESPEN é essencial para o desenvolvimento de habilidades técnicas, comportamentais e éticas necessárias para lidar com os desafios do ambiente prisional.
Atendendo à missão e objetivos da PPPR, a ESPEN torna-se um pilar essencial para a qualificação dos servidores penais, garantindo que eles estejam aptos a enfrentar os desafios do sistema prisional com competência, ética e humanidade. Uma formação adequada não apenas melhora as condições de trabalho dos servidores, mas também impacta positivamente a vida dos custodiados e a segurança da sociedade como um todo.
O curso vem sendo realizado com equipe de Coordenadores, Supervisores e Docentes formada inteiramente por servidores penais, o que demonstra solidez em sua estrutura organizacional capaz de executar uma grade curricular de 530 horas simultaneamente para 500 candidatos distribuídos em 15 turmas. A criação de toda essa estrutura tornou-se um desafio ainda maior por conta da realização do curso em duas cidades, Curitiba e Londrina, simultaneamente.
Dentre os principais destaques está o foco na capacitação técnica através de conhecimentos específicos sobre legislação penal, execução penal, segurança carcerária e gestão de unidades prisionais, aliada a uma formação humanizada enfatizada pela importância do tratamento humanizado das pessoas privadas de liberdade, respeitando seus direitos fundamentais e promovendo a reinserção social. Os alunos são preparados para lidar com a diversidade e as vulnerabilidades da população carcerária, incluindo questões de saúde mental, dependência química e violência.
A promoção dos valores éticos e de integridade, combatendo práticas como corrupção, abuso de poder e violação de direitos humanos, possibilitará aos alunos abrir espaço para as discussões sobre o papel do servidor penal como agente de transformação social e a importância de atuar dentro dos princípios da legalidade e da justiça.
À formação de qualidade junta-se a valorização profissional dos futuros servidores penais, reconhecendo a complexidade e a importância de sua função e uma formação sólida aumenta a autoestima e o comprometimento dos profissionais, refletindo positivamente no sistema como um todo.