ESPEN participa do VIII Encontro Nacional das Escolas de Serviços Penais 18/11/2024 - 13:04

A Diretora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN), Josiane Scremin, participou esta semana do VIII Encontro Nacional das Escolas de Serviços Penais, organizado pela Escola Nacional de Serviços Penais da Secretaria Nacional de Políticas Penais. O evento ocorreu entre os dias 11 e 13 de novembro e reuniu diretores e diretoras de todos os Estados do Brasil.


Na manhã de segunda-feira, a Diretora apresentou as boas práticas da ESPEN/PR e as ações a serem implementadas em 2025. Entre elas, destaca-se a comunicação institucional através das redes sociais e o atendimento via WhatsApp, implementado ao longo de 2024, que, além de divulgar as ações, aumentou o contato com os servidores.
Também compartilhou informações sobre o processo  de credenciamento de docentes realizado neste ano.  A ESPEN deu um passo importante para a valorização e qualificação do ensino oferecido, ao realizar, pela primeira vez, o processo de credenciamento de docentes. Esse processo, além de classificar os instrutores de acordo com seu grau de escolaridade, títulos acadêmicos, experiência profissional e experiência docente, garante a legalidade, transparência, publicidade e impessoalidade, cumprindo assim as exigências do Decreto 3.843/23. Essa metodologia  reflete o compromisso da ESPEN em elevar a qualidade dos cursos e capacitações oferecidos aos profissionais da Policia Penal, ao mesmo tempo em que promove o reconhecimento do mérito e da competência dos servidores envolvidos. 
A diretora mencionou ainda a preparação e organização do primeiro Curso de Formação da Polícia Penal e destacou que, neste ano, a prioridade foi dada aos cursos administrativos e de gestão. Apresentou, então, um comparativo entre 2023 e 2024: em 2023, 70% dos cursos eram voltados para a área de segurança e 30% para a área administrativa e de gestão; neste ano, já foram executados 44% de cursos de segurança e 56% de cursos administrativos e de gestão. Esta mudança reflete a necessidade de fortalecer a área administrativa e de gestão para acompanhar a evolução da Polícia Penal, incluindo a criação de novos cursos voltados para o tratamento penal. A meta para 2025 é expandir a oferta de cursos também nessa área.
Para o próximo ano, estão previstos o desenvolvimento de novos cursos, a implementação de um software de gestão escolar, a elaboração do projeto político-pedagógico da ESPEN, os encaminhamentos para a transição para uma escola de nível superior, a atualização anual do credenciamento de docentes  visando ampliar o quadro de instrutores, a formalização de parcerias com faculdades e universidades públicas e privadas, e até o projeto de construção de uma nova sede.
 “Este momento é fundamental para reforçar o papel da ESPEN na partilha de conhecimentos e inovações, fortalecendo a colaboração entre as instituições de ensino focadas na formação policial penal” comenta.
Além disso, a participação da ESPEN é crucial para estreitar os laços com outras Escolas de Polícia Penal, promovendo a cooperação, o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento conjunto de estratégias pedagógicas. Este encontro valoriza o trabalho realizado pela ESPEN/PR e contribui para o fortalecimento de toda a rede de ensino policial penal no país.

GALERIA DE IMAGENS