A ESPEN juntamente com a Divisão de Saúde do Departamento de Polícia Penal ofereceu o Curso de Capacitação em Saúde Prisional. 11/12/2024 - 14:24
O Departamento de Polícia Penal do Paraná anunciou a adoção da plataforma web do Sistema GSUS para gerenciar os ambulatórios de saúde nas unidades penais do estado. Essa ferramenta será essencial para os profissionais de saúde, ao mesmo tempo que reforça a gestão pública dos serviços de assistência à saúde.
Os eventos ocorreram nos dias 5 e 6 de dezembro de 2024, em razão de dezembro ser o mês dedicado à prevenção da AIDS.
Dentre os módulos disponíveis, o destaque vai para a Farmácia - Unidade de Assistência Farmacêutica, que permitirá organizar e monitorar a distribuição de medicamentos e insumos necessários para o atendimento nas unidades penais. A utilização eficiente desse sistema depende da capacitação dos profissionais, o que também contribui para a continuidade da assistência farmacêutica e para um atendimento seguro e de qualidade no sistema prisional.
Além disso, a capacitação dos profissionais de saúde também abordou medidas para enfrentar a propagação de infecções como tuberculose, HIV/aids e outras doenças infecciosas. A alta densidade populacional torna o ambiente prisional propício a surtos e transmissão de doenças que podem espalhar entre as pessoas privadas de liberdade.
A iniciativa inclui ainda os servidores da área de saúde que atuam nos Centros de Socioeducação (CENSE) em todo o Paraná, ampliando o impacto das ações. A capacitação foi programada a pedido da Divisão de Saúde da Polícia Penal, com o objetivo de aprimorar o trabalho das equipes de saúde e garantir a promoção dos direitos à saúde das pessoas privadas de liberdade.