ESPEN divulga campanha de conscientização sobre o câncer de próstata no Novembro Azul 30/10/2024 - 09:46

A ESPEN, juntamente com o Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário (PASSPP), está lançando sua primeira campanha de conscientização sobre o Novembro Azul deste ano. O objetivo é auxiliar os servidores a compreender a importância do cuidado com a saúde do homem, promovendo a prevenção e a conscientização sobre o câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, e a prevenção, através de exames periódicos e diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de um tratamento bem sucedido. A campanha ressalta a importância dos exames de PSA e do toque retal para a detecção precoce da doença.

Durante todo o mês de NOVEMBRO, nossas redes sociais estarão repletas de informações sobre o câncer de próstata e a saúde masculina, promovendo conscientização e prevenção para todos!

Acompanhe algumas informações abaixo:

 

História:

O Novembro Azul teve sua origem na Austrália, quando Travis Garone e Luke Slattery, durante uma conversa, discutiram sobre a queda de popularidade do bigode como item de moda. Decidiram fazer uma aposta entre amigos para ver quem conseguiria deixar o bigode crescer ao longo do mês de novembro. Inspirados por uma amiga que arrecadou fundos para o Outubro Rosa, os amigos viram no bigode uma forma de chamar a atenção para a saúde masculina, especialmente para a conscientização sobre o câncer de próstata. Esse desafio evoluiu para o movimento Movember, uma união feita das palavras bigode (bigode) e november (novembro).

Em 2004, o Movember ganhou força com a fundação da Movember Foundation, que se dedicava a campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata e a arrecadação de fundos para a Prostate Cancer Foundation of Australia (PCFA). A iniciativa cresceu rapidamente e foi implementada por outros países, como Inglaterra e Espanha, que foram os primeiros a integrar a versão internacional do Movember.

No Brasil, o movimento chegou em 2008 com a campanha “Um toque, Um drible”, organizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida para promover a realização de exames preventivos. Em 2018, a campanha passou a ser oficialmente chamada de Novembro Azul, contando com o apoio de diversas ONGs, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), da Sociedade Brasileira de Urologia e outras entidades de saúde. O Novembro Azul, desde então, tem reforçado a importância dos cuidados com a saúde masculina, promovendo a prevenção, a conscientização e a detecção precoce do câncer de próstata.