ESPEN divulga campanha de conscientização sobre o câncer de mama no Outubro Rosa 04/10/2024 - 15:32

A ESPEN, juntamente com o Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário (PASSPP), está lançando sua primeira campanha de conscientização sobre o Outubro Rosa deste ano. O objetivo é auxiliar as servidoras a identificar a importância do cuidado com a saúde da mulher, promovendo a prevenção e a conscientização sobre o câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e a prevenção, por meio de exames regulares e diagnóstico precoce, é fundamental para aumentar as chances de cura. A campanha destaca a importância do autoexame, exames clínicos e mamografias para detecção precoce da doença.

No decorrer do mês de OUTUBRO, nossas redes sociais serão movimentadas com informações sobre o câncer de mama e a saúde feminina, levando a conscientização e promovendo a prevenção para todos!

Acompanhe algumas informações abaixo:
 

Autoexame:

  1. Coloque a mão atrás do pescoço, projetando o peito para frente. Desta forma, observe a sua mama verificando a existência de mudança no formato ou contorno.
  2. Toque a mama verificando a existência de endurecimento ou possíveis nódulos, pressionando suavemente através de movimentos circulares cada vez menores que vão da axila até o mamilo.
  3. Caso seus seios sejam fartos, coloque uma toalha enrolada abaixo do ombro e com o braço da mama a ser examinada atrás da cabeça, repita os passos anteriores.
  4. É importante seguir os seguintes movimentos na hora de realizar o autoexame.
  5. Se você encontrar nódulos (doloridos ou não) ou se existir secreção, procure um médico e faça uma avaliação.

 

História:

O Outubro Rosa teve início nos anos 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada anualmente em Nova York desde 1990. Após essa corrida, os laços começaram a ser distribuída em locais públicos, desfiles de moda e outros eventos, o que ajudou a ampliar a conscientização sobre o câncer de mama.

Naquela época, algumas cidades americanas tiveram a promoção de ações voltadas à prevenção do câncer de mama, e, por causa do período em que essas iniciativas aconteciam, o movimento passou a ser conhecido como Outubro Rosa . Prédios, estátuas, pontes e teatros eram iluminados com a cor rosa, o que tornou o movimento visualmente marcante e mundialmente conhecido, ajudando em sua popularidade.

Foi somente em 2008 que o movimento ganhou força no Brasil, quando diversas cidades aderiram ao Outubro Rosa promovendo campanhas de conscientização, corridas e iluminando seus principais monumentos com a cor rosa durante a noite, assim como já acontecia em várias partes do mundo.