ESPEN divulga campanha de conscientização sobre o câncer de mama no Outubro Rosa 04/10/2024 - 15:32

A ESPEN, juntamente com o Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário (PASSPP), está lançando sua primeira campanha de conscientização sobre o Outubro Rosa deste ano. O objetivo é auxiliar as servidoras a identificar a importância do cuidado com a saúde da mulher, promovendo a prevenção e a conscientização sobre o câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e a prevenção, por meio de exames regulares e diagnóstico precoce, é fundamental para aumentar as chances de cura. A campanha destaca a importância do autoexame, exames clínicos e mamografias para detecção precoce da doença.

No decorrer do mês de OUTUBRO, nossas redes sociais serão movimentadas com informações sobre o câncer de mama e a saúde feminina, levando a conscientização e promovendo a prevenção para todos!

Acompanhe algumas informações abaixo:
 

Autoexame:

  1. Coloque a mão atrás do pescoço, projetando o peito para frente. Desta forma, observe a sua mama verificando a existência de mudança no formato ou contorno.
  2. Toque a mama verificando a existência de endurecimento ou possíveis nódulos, pressionando suavemente através de movimentos circulares cada vez menores que vão da axila até o mamilo.
  3. Caso seus seios sejam fartos, coloque uma toalha enrolada abaixo do ombro e com o braço da mama a ser examinada atrás da cabeça, repita os passos anteriores.
  4. É importante seguir os seguintes movimentos na hora de realizar o autoexame.
  5. Se você encontrar nódulos (doloridos ou não) ou se existir secreção, procure um médico e faça uma avaliação.

 

História:

O Outubro Rosa teve início nos anos 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa para os participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada anualmente em Nova York desde 1990. Após essa corrida, os laços começaram a ser distribuída em locais públicos, desfiles de moda e outros eventos, o que ajudou a ampliar a conscientização sobre o câncer de mama.

Naquela época, algumas cidades americanas tiveram a promoção de ações voltadas à prevenção do câncer de mama, e, por causa do período em que essas iniciativas aconteciam, o movimento passou a ser conhecido como Outubro Rosa . Prédios, estátuas, pontes e teatros eram iluminados com a cor rosa, o que tornou o movimento visualmente marcante e mundialmente conhecido, ajudando em sua popularidade.

Foi somente em 2008 que o movimento ganhou força no Brasil, quando diversas cidades aderiram ao Outubro Rosa promovendo campanhas de conscientização, corridas e iluminando seus principais monumentos com a cor rosa durante a noite, assim como já acontecia em várias partes do mundo.


Autocuidado & Prevenção:

  1. Praticar Atividade Física - Exercícios físicos semanais, regulam os níveis hormonais e, portanto, melhoram a defesa do corpo e a manutenção da saúde mental. Praticar exercícios regularmente pode prevenir o câncer de mama e outras doenças.
  2. Alimentação Saudável - Deve-se manter uma rotina de alimentação saudável e variada, contendo todos os grupos de alimentos. Assim, é mais fácil manter o peso ideal, já que o excesso de peso gera alterações hormonais que podem resultar em mutações nas células.
  3. Evitar o Fumo - O cigarro e outros produtos (vape, narguilé, charuto, cigarrilha, entre outros) contêm substâncias químicas que podem auxiliar na aquisição de câncer. Evitar fumar e/ou ficar perto de alguém que está fumando, pode contribuir para a sua saúde.
  4. Saúde Mental - Sintomas físicos podem aparecer para sinalizar sobre sua saúde mental. Se priorize, e se precisar, procure um profissional. Reserve um momento do dia para você, curta a sua companhia, escute uma música que gosta, assista seu filme favorito, recarregue a sua energia.
  5. Exames de Rotina - É imprescindível que as mulheres a partir dos 40 anos realizem anualmente a mamografia. Nas pacientes com alto risco, os exames de rastreamento iniciam antes dos 40 anos – orientação que deve vir da equipe médica. Check-ups anuais também são importantes para verificar diferentes aspectos da saúde da paciente.