Curso para formação de brigadistas nas unidades penais 05/07/2019 - 11:10
No período de 01 a 04 de Julho, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário - ESPEN, realizou o primeiro de uma série de treinamentos na formação de brigadistas. O curso, uma ação inédita dentro do sistema prisional, tem o objetivo de criar brigadas de incêndio dentro das unidades penais do Estado do Paraná, atendendo assim as normativas NPT - 17 e NBR - 14276, que regulamentam a criação, composição, implantação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio para atuação em edificações e áreas de riscos, justificativa esta que vem ao encontro da criação do curso de Formação de Brigadistas.
Considerando a necessidade da qualificação profissional do servidor público, mais especificamente dos servidores penitenciários, o Curso de Formação de Brigadistas visa estabelecer parâmetros mínimos de recursos humanos e administrativos no tocante da prevenção, combate a incêndio, primeiros socorros e evacuação de ambientes para atendimento em situações emergenciais.
Com uma carga horária de 08 horas por turma, as primeiras unidades contempladas foram a Casa de Custódia de Piraquara, Penitenciária Estadual de Piraquara I e II, com a participação de 80 servidores. A previsão, após serem atendidas todas as unidades do Paraná, será a formação de uma equipe de brigadista em cada uma, compondo um total de 480 servidores prontos a atuar em situações de sinistros.
O curso foi realizado no pátio da PEP I e ministrado pelos servidores Alessandro Cidade Vieira e Silvio dos Santos.
As próximas turmas atenderão as unidade penais Penitenciária Central do Estado - US, Penitenciária Central do Estado - UP e Penitenciária Feminina do Paraná, no período de 8 a 11 de Julho. As unidades do interior também serão contempladas com turmas a partir de Agosto.
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4