Curso de Atendimento Pré Hospitalar Tático é realizado em Cruzeiro do Oeste. 10/07/2017 - 09:06

A ESPEN tem desenvolvido suas ações embasadas em levantamento de interesses e necessidades. As ações são também resultados das necessidades observadas por este órgão para resposta às práticas educativas, de atualização e de capacitação profissional a grupos de servidores, que, pela função nas diversas áreas e pela própria dinâmica extremamente mutável das realidades do cotidiano interno e externo ao Sistema Penal.
Com isso verificou-se que os servidores devem receber essa formação para atuarem em situações de emergências, como o primeiro atendimento, utilizando as técnicas corretas, evitando agravar lesões ou desenvolver lesões, além de proporcionar o suporte básico de vida para a pessoa afetada (vítima), bem como identificar situações não-reais que podem indicar risco para os servidores envolvidos.
Com orientação dos agentes de Francisco Beltrão, Anderson Pires dos Santos e Cleber Fernando Pinto, Cruzeiro do Oeste foi a primeira cidade a receber esse treinamento, após o sucesso na realização da turma de Beltrão, em 2016.
Com enfoque teórico e prático, o curso teve uma carga horária de 40 horas. a próxima cidade a receber esse treinamento será Maringá, em data ainda a ser confirmada.
Para o diretor da ESPEN, Edevaldo Miguel Costacurta, o treinamento é importante pelo fato de que o agente penitenciário é o primeiro profissional a ter contato com o encarcerado em situação de risco e o conhecimento básico no atendimento pode significar salvar a vida desse indivíduo. "Dessa forma, após observar o sucesso e a resposta positiva dos participantes, estamos estudando a possibilidade de levar esse treinamento às demais cidades polo".